Na última terça-feira (05/10), o prefeito Marcos Tonho acompanhou o curso de capacitação dos guardas municipais para a utilização das pistolas 9 mm e CTT.40, que fazem parte dos novos armamentos adquiridos pela prefeitura.
Ao todo, foram adquiridas 410 pistolas 9 mm e 35 carabinas CTT.40, que aumentarão o poder de fogo da guarda municipal para as atividades de policiamento no município.
Santana de Parnaíba que desponta como o segundo município mais seguro do Brasil, entre as cidades de 100 a 500 mil habitantes, conforme a Urban Systems, não só segue como referência em segurança, mas também continua diminuindo os seus índices criminais.
De acordo com o fechamento mensal da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Santana de Parnaíba apresentou quedas relevantes em diversos crimes. Na comparação entre os meses de junho, julho e agosto de 2020 com os mesmos meses de 2021, houve redução de delitos como latrocínio (200%) e estupro vulnerável (64%).
No comparativo dos meses de agosto nos anos 2018, 2019, 2020 e 2021, destaque para a diminuição de 100% no delito de estupro e mais de 87% na incidência de estupro de vulnerável.
Esses índices são resultados dos investimentos realizados nos últimos anos em segurança, como treinamentos contínuos, o programa Ilumina Parnaíba, que já levou luz de LED em vias públicas da cidade e a aquisição de novas armas e equipamentos que fizeram com que a cidade alcançasse o posto de cidade mais segura da região metropolitana.
Foto: Fabiano Martins
Texto: Jefferson Cassundé