Seguindo com o trabalho de proteção à saúde dos jovens e adolescentes de Santana de Parnaíba, durante o mês de fevereiro, a Secretaria de Saúde intensifica os trabalhos de conscientização com relação a gravidez na adolescência, já que o mês de fevereiro é dedicado a tratar sobre a importância do tema.
Com uma programação que prevê lives, posts nas redes sociais e ações de conscientização nas unidades de saúde da cidade, a campanha aponta para os riscos de uma gravidez não esperada, tanto para os pais como para as crianças em um período de transição, da infância para a vida adulta.
Além dos efeitos sociais, que podem ser causados pela chegada de um bebê como o abandono dos estudos, o casamento por obrigação, a falta de planejamento familiar e mudanças de sonhos, uma gestação nessa fase da vida pode vir acompanhada de ISTs, além de aumentar muito os riscos de óbitos tanto do bebê, quanto da mãe.
O Brasil é um dos países do mundo que possui a maior taxa de mães dos 13 aos 19 anos, número que tem diminuído graças às políticas públicas efetivas de combate, como a ampliação dos programas de educação sexual e distribuição de preservativos e contraceptivos.
Em Santana de Parnaíba, além do trabalho nas unidades de saúde, a prefeitura desenvolve o Programa Saúde na Escola, que tem como uma das principais bandeiras a orientação dos jovens e a prevenção da gravidez na adolescência.