Em menos de um ano do início dos trabalhos, as equipes responsáveis pela construção do Colégio Chácara Solar II, na Fazendinha, já passaram pela fase de estruturação dos blocos de fundação e seguem em ritmo acelerado na montagem dos pré-moldados. O futuro equipamento público está sendo construído em uma área de 3.617,16 m2 e tem como objetivo zerar a fila da creche na cidade.
Segundo as Secretarias de Obras e de Educação, responsáveis pelo projeto e construção, a previsão é do novo colégio contemplar 275 alunos em período integral. A infraestrutura do espaço será entregue à população com nove salas de aula, duas salas multifuncionais, dois berçários, 32 vagas de estacionamento, playground e quadra coberta.
Visando a qualidade da infraestrutura, a agilidade na construção e a racionalização no uso de materiais, já há alguns anos os equipamentos públicos de Santana de Parnaíba seguem os padrões de grandes prédios do Brasil com o uso de elementos pré-fabricados em concreto com modulações rígidas e, em alguns casos, em aço.
Dados oficiais da Fundação Para o Desenvolvimento da Educação (FDE) de 2022 revelam que Santana de Parnaíba conta com 31.576 alunos matriculados. Desse total, 4.278 estão na creche, 3.672 na pré-escola, 10.278 no ensino fundamental (anos iniciais), 8.412 no ensino fundamental (anos finais) e 4.936 no ensino médio.